A partir de 1º de setembro, as placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas por um novo modelo que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul. A medida anunciada em 2014 já foi adotada pela Argentina e Uruguai.
Na primeira etapa, elas serão adotadas em veículos zero quilômetro ou que passarem por transferência de município ou propriedade. A mudança total deverá acontecer até 31 de dezembro de 2023, de forma gradualmente decidida pelos órgãos de trânsito de cada estado.
O Denatran afirma que as novas placas serão mais baratas (o valor oficial ainda não está definido, mas estima-se algo em torno de R$40 por unidade) e impossíveis de falsificar.
O visual da nova placa se assemelha à utilizada na União Europeia, com película retrorreflexiva, fundo branco, faixa azul, a bandeira do Mercosul, no centro o país de origem e, do lado direito, a bandeira do país de origem, mantendo os atuais sete caracteres alfanuméricos com combinações aleatórias fornecidas e controladas pelo Detran.
Outra novidade é a presença do código de barras bidimensionais dinâmicos (QRCode) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante e um chip que facilitará o rastreamento e identificação de automóveis roubados ou clonados. Os dados fornecidos pelos itens serão compartilhados com as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais.
wordpress theme by initheme.com
Chamar no Whatsapp